Por Magalhães | Seg, 2024-03-11 09:39
100

No mês de março, o Plano Nacional de Leitura convida toda a comunidade de leitores e não leitores a aderir, incentivar, partilhar e experimentar leituras.

Foi neste âmbito que, de 4 a 8 de março, se comemorou a Semana da Leitura 2024 no nosso Agrupamento de Escolas.

À semelhança do que acontece no resto do país, foram muitas e diversificadas as atividades com as quais a comunidade educativa festejou o livro e o prazer de ler. Estas envolveram, como habitualmente, todos os departamentos curriculares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.

O Encontro com os escritores é sempre um momento alto durante esta semana. A partilha de saberes com a presença de autores diversos enriquece sempre quem com eles pode conversar.

Ao longo dos anos, estes encontros trouxeram sempre individualidades diferentes e, este ano, contamos com a presença de Arcelina Santiago para os 1º e 2º anos, Elisabete Brito para o 3º, 4º, 5º e 6º anos, Renato Rocha para o 7º, 8º, 10º e 11º anos e Marta Pais Oliveira e Lara Dopazo Ruibal para os 11º anos de escolaridade.

As exposições são sempre diferentes e, para tal, dependemos da colaboração externa de alguns organismos e da criatividade sempre surpreendente dos nossos alunos, que seguindo as orientações dos professores, conseguem sempre dar o seu cunho pessoal.

Enumeram-se as seguintes exposições: “Abrir ABRIL, o chegar da liberdade”, do Instituto Camões; “Palavras da Terra”, do Instituto Português do Livro e das bibliotecas; “Os Direitos Humanos”, do Youth for Human Rights International; “Olhar o Agrupamento” - todas as edições do jornal escolar publicadas entre2016/2024; “LudoMat”; “Expoaqua”; “As Mulheres do Mundo”; “Arte na Escola”; “Clube de Pintura”; “A minha Biblioteca é…”, entre outras.

No âmbito dos concursos este ano realizou-se, em parceria com os professores de Português, o Concurso de leitura interturmas “Em Voz Alta…” com a realização de performances na biblioteca escolar e respetiva entrega de prémios.

A planificação e dinamização desta semana nas várias escolas do agrupamento requer uma grande logística, quer na planificação, quer na gestão dos espaços e do tempo que envolve toda a comunidade escolar, nomeadamente, professores, assistentes operacionais e alunos no desenvolvimento deste projeto anual.

Quem tem sido uma forte parceria ao longo destes anos no desenvolvimento deste projeto é a Biblioteca Municipal e a sua equipa que nos tem proporcionado autores/ilustradores/contadores de histórias, sempre diferentes e de grande qualidade.

Um reconhecimento à Direção e às diferentes Coordenações por apoiarem e compreenderem a importância do trabalho das Bibliotecas Escolares e a sua ação pedagógica em todas as unidades educativas do nosso agrupamento.

Enquanto professores bibliotecários, pretendemos que o programa desenvolvido durante esta semana seja reconhecido como promotor da leitura, dos seus benefícios e que o mesmo sensibilize toda a comunidade escolar para o prazer da leitura, sendo que “O Segredo está no livro, no livro está o segredo”(texto de Hannele Huovi, com tradução de Luísa Bacelar Ferreira e José António Gomes).

Muitas razões e motivos poderíamos elencar para despertar o ânimo e encorajar aqueles que ainda não encontraram a beleza deste percurso, mas só existe mesmo um caminho: Ler. Só esta experiência individual conseguirá seduzir as populações para a leitura. Neste processo haverá sempre livros que nos irão encantar e outros um pouco menos. Mas é nesta diversidade que se encontra o encanto. Por isso sugerimos: leiam!

 

Os professores bibliotecários

Maria de Deus Gonçalves

Fernando Magalhães

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

17

19

21

22

23

25

26

2728

29

30

33

34

35

36

37

38

40

41

43

45

46

47

50

51

53