Por Helena Esteves | Ter, 2022-02-15 14:22

A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesas...
De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa
‘Semana Ubuntu da Empatia’. O objetivo passa por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.
Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.
A Semana Ubuntu da Empatia é promovida pelo Instituto Padre António Vieira – mais
precisamente através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu – em parceria com a revista Forum Estudante. A iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week” e realiza-se de 21 a 25 de fevereiro.
Serão os parceiros das Academia de Líderes Ubuntu a dar forma a esta iniciativa, dinamizando uma ou mais atividades, no seu contexto de intervenção, a partir da inspiração Ubuntu. Neste âmbito particular, assumem especial importância as Escolas Ubuntu que vão propor e organizar atividades no seu contexto educativo.

O que é a Empathy Week? Com presença em mais de 40 países, a “Empathy Week” assume-se como uma iniciativa que tem como objetivo “desenvolver a competência fundamental da empatia”. O programa define como público-alvo jovens e estudantes dos 5 aos 18 anos, realizando ações que dão corpo à máxima Para realmente mudar o mundo, primeiro, necessitas de compreender as pessoas que o habitam”.

Anexo Tamanho
explicacao.pdf (71.4 KB) 71.4 KB