Por mdeusgoncalves | Qui, 2020-11-05 12:35

O programa "A turma vem à BE" está a decorrer com entusiasmo por parte de professores e alunos das Escolas Básicas de Mazedo,  Tangil e Vila. Cada turma desloca-se à Biblioteca para entrar pela porta da "Palavra" e encontrar a beleza da Literatura, viajando até outros tempos e outros espaços, vivendo lições, sonhos, aventuras e conhecendo personagens, sentindo emoções... Privilegia-se a partilha, a colaboração, a leitura individual e coletiva, em silêncio e em voz alta, o diálogo, a reflexão em torno dos textos lidos e a criatividade, com recurso à expressão escrita e artística.

Cada sessão de leitura orientada esforça-se por ser atrativa e acolhedora. Os professores procedem a uma pré-leitura através da exploração da oralidade, muitas vezes com recurso a uma caixa literária com objetos alusivos ao assunto da obra. Apresentam-se ilustrações do livro, cuja finalidade é a antecipação de ideias sobre o tema e sobre as características das personagens; aborda-se a capa, onde figuram os nomes do autor, do ilustrador e o título da obra.

A Leitura é conjunta e dinâmica, dramatizada pelos professores e pelos alunos.

Após a leitura, faz-se a exploração do assunto através de questões que levam os alunos a uma reflexão sobre a mensagem veiculada. Trata-se de um momento de partilha de opiniões. Os alunos compreendem a narrativa, fazem inferências, exprimem sentimentos, interpretam intenções e emoções das personagens.

Finalmente, desenvolvem-se atividades de escrita criativa ou de expressão artística, individuais ou coletivas. O objetivo é promover a criatividade e a consolidação das aprendizagem. Os trabalhos são expostos.  

Anexo Tamanho
fotos_g_eg_doc.docx (1.46 MB) 1.46 MB