Por mdeusgoncalves | Qui, 2021-11-11 12:55

A nível do Agrupamento, as turmas têm usado regularmente as bibliotecas escolares para usufruir de momentos  criados para privilegiar a partilha, a colaboração, a leitura  coletiva, o diálogo, a criatividade e a reflexão em torno das obras escolhidas. Em colaboração com os docentes das turmas, neste primeiro período, já foram exploradas as obras  "O Senhor do seu Nariz" de Álvaro Magalhães, "O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto, "O Elefante Cor de Rosa", de Luísa Dacosta, "O Coelhinho Branco" de António Torrado. "As Andanças do Senhor Fortes" de António Mota, "Os Ovos Misteriosos" de Luísa Ducla Soares. 

Além do momento de leitura realizado semanalmente na sala de aula, é com grande entusiasmo que turmas do  1º e do 2º ciclos se têm deslocado à Biblioteca para entrarem pela porta da "Palavra" e encontrarem a beleza da Literatura, viajando até outros tempos e outros espaços, vivendo lições, sonhos, aventuras e conhecendo personagens, sentindo emoções...

Cada sessão esforça-se por ser atrativa e acolhedora. Começa-se por uma breve meditação inicial, para que as mentes se acalmem, faz-se uma pré-leitura através da exploração da oralidade, muitas vezes com recurso a uma caixa literária com objetos alusivos ao assunto da obra ou a cartões onde constam palavras-chave. Antecipam-se, assim,  ideias sobre o tema e sobre as características das personagens; aborda-se a capa, onde figuram os nomes do autor, do ilustrador e o título da obra.

A Leitura é conjunta e dinâmica, dramatizada pelos professores e pelos alunos.

Após a leitura, faz-se a exploração do assunto através de questões que levam os alunos a uma reflexão sobre a mensagem veiculada. Trata-se de um momento de partilha de opiniões. Os alunos compreendem a narrativa, fazem inferências, exprimem sentimentos, interpretam intenções e emoções das personagens.

Finalmente, desenvolvem-se atividades de escrita criativa ou de expressão artística, individuais ou coletivas. O objetivo é promover a criatividade e a consolidação das aprendizagens.