Por Magalhães | Qui, 2023-10-19 09:22
Vou levar-te

O sucesso desta atividade no ano letivo anterior fez com que a mesma se mantivesse no Plano Anual de Atividades das Bibliotecas Escolares este ano, também.

A continuidade da parceria com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento pareceu-nos um contexto diferente para o contacto dos alunos com as bibliotecas e, nomeadamente, com a leitura.

Subjacente está sempre a requisição de livros, consequente leitura e possibilidade de participar no Blogue “As minhas leituras…”.

Os professores de Cidadania do ensino básico escolhem o momento mais adequado para acompanharem os seus alunos ao nosso Centro de Recursos Educativos, fazendo o seu pré-agendamento na zona de receção com a assistente operacional. No caso específico do ensino secundário, sugerimos que esta atividade seja realizada pelos respetivos diretores de turma. Quanto ao 1ºCEB, os professores titulares acompanham a turma nos dias definidos pela biblioteca.

A leitura permite que o aluno amplie o seu conhecimento sobre diversos temas, contacte com palavras novas, aumente o seu vocabulário, tenha acesso a novas informações, experiências, culturas e realidades. Assim, apelamos ao envolvimento das famílias na estimulação da leitura e da escrita, servindo estes momentos, também, para o estreitar de relações socio afetivas no seio da família.

Todo conhecimento pode estar a um texto de distância.

Estimule-se a leitura!

 

Os Professores Bibliotecários

Fernando Magalhães

Maria de Deus Gonçalves


comigo