Recursos materiais e espaços necessários à realização das acções
0€
orçamento escola
Relatório
Promover o sucesso escolar dos alunos;
Combater o Abandono e Indisciplina Escolar;
Promover a relação escola, família, comunidade
O numero elevado de turmas em que o SPO dinamiza ações de orientação escolar e profissional faz com que diminua o tempo disponível para as ações de apoio psicológico e psicopedagógico.
Concluída no 3º Período
Plenamente atingidos
Plenamente atingidos
Plenamente atingidos
No que diz respeito às ações de Orientação Escolar e Profissional destinadas a promover o desenvolvimento vocacional dos alunos que engloba as entrevistas Vocacionais/ Intervenção individual destinadas preferencialmente a alunos do 9º ano e secundário e implica a organização de atividades de exploração vocacional para todos os alunos que o solicitarem, foram orientados 62 alunos da Escola Secundária num total de 51 sessões para apoiar a tomada de decisão do 9º ano, reorientação de alunos do 10º ano, orientação alunos do 11º ano, Informações sobre pre-Requisitos, candidaturas a Cursos Tecnico Superiores Profissionais, candidaturas à 1º e 2ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, candidaturas a Bolsas de Estudo e Orientações para exames nacionais.
9º ano: 5 alunos - 5 sessões
10º ano: 8 alunos - 25 sessões
11º ano: 11 alunos - 12 sessões
12º ano: 21 alunos - 26 sessões
Foram aínda realizadas Intervenções no grupo/turma destinadas preferencialmente a alunos do 9º, 11º e 12º do básico e secundário e implica a organização de atividades de exploração vocacional para todos os alunos que o solicitarem, a implementação de programas de orientação vocacional nas turmas do 9º e sessões informativas nas turmas do 11º e 12º. Nas turmas do 9º ano foram aplicados inquéritos sobre as opções formativas em todas as turmas e foram realizadas 64 sessões de orientação distribuídas pelas 7 turmas. Foram prestadas informações sobre os pré-requisitos a todas as turmas do 12º ano e também foi realizada uma sessão de reorientação vocacional com uma turma do 10ºD, uma vez que os alunos no final do 1º período apresentavam algum insucesso escolar. No 11º ano, foram realizadas entre 1 a 3 sessões informativas com cada uma das turmas sobre as disciplinas de opção do 12, exames nacionais e acesso ao ensino superior. No 12º ano foram realizadas sessões informativas com todas as turmas relativas a exames nacionais e acesso ao ensino superior. Na turma do vocacional duas sessões centraram-se na orientação vocacional para cursos profissionais.
Ainda no âmbito da orientação escolar e profissional, foi realizada uma reunião com pais dos 9º anos de escolaridade com o objectivo de informar sobre a oferta formativa da escola. Foram atendidos pais no sentido de explicar a oferta, mostrando-lhes planos curriculares dos cursos. Foi também realizada uma mini-feira de orientação vocacional durante a semna cultural da escola em que participaram 5 instituições de ensino superior com as turmas do 9º ano e Secundário para divulgação da oferta formativa daquelas instituições, incluindo CTESPs, licenciaturas e mestrados. Prestei apoio aos directores de turma nas matriculas dos 9º anos. Houve uma reunião com a psicóloga da EPRAMI no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido com o nosso agrupamento no sentido de verificar possiveis candidatos aos cursos CEF. Houve também uma sessão com todas as turmas do 9º ano com um técnico de emprego do Gabinete de Inserção Profissional da Camara Municipal sobre as saidas para o mercado de trabalho.