A Semana da Leitura é uma iniciativa anual do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, na qual são desenvolvidas várias atividades que se destinam a celebrar e incentivar o prazer de ler.
A primeira edição ocorreu em 2007.
O nosso Agrupamento registou a sua presença em todas as edições.
A Semana da Leitura 2023 aconteceu entre os dias 6 e 10 de março. Nestes dias, realizaram-se um conjunto variado de atividades, nos diferentes espaços das escolas do nosso agrupamento, que envolveram, como habitualmente, todos os departamentos curriculares em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.
De sublinhar o encontro com os escritores Nuno Caravela e Valter Hugo Mãe e as “Conversas Palacianas”, com Odete Barra. Disponibilizamos as exposições: o Tempo da Língua, do Instituto Camões; “Mulheres nos Prémios Nobel”, da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres; Eça de Queirós, do Instituto Camões; “Os Direitos Humanos”, do Youth for Human Rights International; “As Artes entre as Letras”; “Olhar o Agrupamento 2016/2022”.
Realizaram-se Leituras em Inglês, pela professora Sílvia Gomes, e Leituras na Biblioteca por docentes e pelos professores bibliotecários. Contamos com a contribuição dos encarregados de educação na realização de trabalhos que foram expostos. Como é habitual, é de salientar a participação, sempre apreciada e de grande qualidade, dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito de algumas disciplinas. Por fim, foi feita a entrega de prémios dos vários concursos, em todas as bibliotecas do agrupamento.
Esta Semana não seria possível sem o envolvimento e empenho dos professores, assistentes operacionais e, claro, dos alunos que, sistematicamente, ao longo destes anos, cooperam no desenvolvimento deste projeto anual.
Uma palavra de reconhecimento à Biblioteca Municipal por ser nossa parceira há tantos anos, proporcionando-nos autores/ilustradores/contadores de histórias, sempre diferentes e de grande qualidade.
Finalmente, apreciamos a recetividade da direção e das diferentes coordenações dada a este projeto, compreendendo a importância do trabalho das bibliotecas escolares.
É desejo dos professores bibliotecários que o programa desenvolvido durante esta semana contribua para o reconhecimento dos benefícios em cultivar o hábito da leitura, sendo que, como dizia Monteiro Lobato “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”.
Os Professores Bibliotecários
Maria de Deus Gonçalves
Fernando Magalhães