Departamento da Educação Especial

Departamento da Educação Especial

Comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro de 2021

Na passada sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, comemorou-se mundialmente o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” e o nosso agrupamento de escolas não só não se mostrou indiferente ao dia, como o celebrou com grandiosidade com muitas atividades ao longo de todo o dia, em todos os 7 estabelecimentos de ensino do Agrupamento. Este dia instituído em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), apresenta como principais objetivos a motivação mundial para uma maior compreensão dos assuntos relativos à diferença e promover a mobilização social para a def

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – 3 de dezembro de 2021

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra na próxima sexta-feira, tem como objetivos promover uma maior compreensão sobre os assuntos relativos à deficiência e promover uma mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo.

Para assinalar esta data, o Departamento de Educação Especial, em articulação com os outros Departamentos, promove várias iniciativas, materiais e recursos para a dinamização das atividades nos 7 estabelecimentos de ensino do AEM.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No âmbito da semana das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Agrupamento de Escolas de Monção levará a efeito um conjunto de iniciativas em todas as escolas do Agrupamento, sobre esta data aprovada pela Organização das Nações Unidas.

No início da semana - dia 2 de dezembro - haverá um workshop na Escola Secundária de Monção, dirigida a alunos e professores.  Para isso contará com a presença do Dr. Pedro Teixeira (auto-intitulado "Tecla3"), que abordará a temática da diferença, como vantagem em ver o mudo de outra forma.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência na Escola Básica José Pinheiro Gonçalves

Dando ênfase à habitual comemoração do "Dia Internacional das Pessoas com Deficiência", a Escola Básica José Pinheiro Gonçalves participou com atividades de esclarecimento à população escolar, culminando na elaboração de diversos cartazes, expostos no átrio da escola.

Publicam-se os trabalhos elaborados quer pelos grupos da educação pré-escolar, quer pelas turmas do 1.º ciclo.

O desafio foi feito e desenvolveu-se um conceito que hoje em dia toca a todas as famílias. Docentes e crianças que aceitaram o desafio, estão de parabéns.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - 3 de dezembro

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

A comemoração deste dia procura também elevar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

Pesquisa sobre a existência de barreiras na caminhada solidária - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no Agrupamento de Escolas de Monção, realizada no dia 4 dezembro de 2017, uma das atividades consistia na recolha de informação sobre a existência ou não de barreiras arquitetónicas, barreiras na informação e comunicação e barreiras altitudinais durante o trajeto da caminhada solidária (10:30 às 11:45) nas principais ruas da vila de Monção.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Escola Básica de Estrada, Mazedo

Na segunda-feira, dia quatro de dezembro, comemorou-se na Escola Básica de Estrada, Mazedo o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Em baixo, apresentamos um ficheiro com um registo fotográfico de algumas das atividades desenvolvidas nesse âmbito!

Departamento de Educação Especial

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência - Escola Básica de Pias

Na segunda-feira, dia quatro de dezembro, comemorou-se na Escola Básica de Pias, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para esta atividade, foram preparados com antecedência cartazes com desenhos e mensagens apelativas ao tema, assim como biscoitos, que os padrinhos dos utentes do Centro de Dia de Pias, alunos do 3.º ano, ajudaram a confecionar.

         Nesse dia, a comunidade educativa foi sensibilizada para o tema, tendo para isso, visualizado e explorado alguns filmes de curta-metragem na biblioteca e exposto alguns cartazes no hall da escola.

Pages