Por mdeusgoncalves | Sáb, 2020-11-07 15:06

A essência da missão do professor bibliotecário e da equipa que o apoia  é criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde cedo, estimulando a sua imaginação e criatividade e promovendo o gosto pela leitura, hábito importante que se reflete na construção do pensamento humano e na proficiência da expressão oral e escrita. “É na criança que estão todas as potencialidades e disponibilidades para o prazer da leitura. E é evidente também que se torna necessário abrir para a criança as janelas desse mundo maravilhoso […] mas é preciso saber fazê-lo” (Carvalho, 1989).

O bibliotecário é um dos  profissionais mais habilitados para desenvolver esta tarefa. A sua empatia e o seu entusiasmo são fundamentais para criar um ambiente agradável, cativante e acolhedor, promovendo igualdade de oportunidades entre todos. “O bibliotecário deve criar um ambiente de entretenimento e aprendizagem que seja atrativo, acolhedor e acessível para todos, livre de qualquer medo ou preconceito. Todos aqueles que trabalham na biblioteca da escola devem ter bom relacionamento com crianças, jovens e adultos.” (Macedo, N.D. & Oliveira, H., 2005, p.12). A planificação da sua ação deve ainda visar desenvolver estratégias em parcerias, a fim de que escola e comunidade se envolvam com um objetivo comum: atrair os alunos e cativá-los para a importância da leitura. 

Como todos sabemos, a Biblioteca Escolar é um ambiente rico em recurso de leitura e de aprendizagem, promove a abertura, é uma extensão multifuncional da sala de aula, participa nas atividades letivas, é um suporte para apoio educativo, constitui um apoio ao estudo, às atividades de enriquecimento curricular, aos projetos e aos clubes, permite a ocupação dos tempos livres e tem caráter lúdico e cultural.

No nosso Agrupamento, a BE tem investido fortemente na realização de atividades de animação da leitura, de forma programada com antecedência, em articulação com os docentes, com a finalidade de incrementar o gosto pela leitura e a compreensão da mesma.

A importância da Leitura e Literacia é um fator de sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, tem-se promovido a leitura recreativa e orientada, a compreensão leitora, a análise crítica, a reflexão, a expressão oral e a escrita criativa. Tem-se desenvolvido atividades de exploração temática e escrita orientada, privilegiando-se as obras do Plano Nacional de Leitura e as obras recomendadas para Educação Literária. São desenvolvidas tarefas de antecipação de hipóteses e de pré-leitura através de caixas literárias e de jogos de palavras. Realizam-se tarefas de reconto das histórias ouvidas, através de ilustração e/ou de produção de texto tanto oral como escrito. São debatidas ideias.  Fomenta-se a escrita de poemas, de textos de opinião e de apreciação crítica. Dramatizam-se textos. Faz-se leitura silenciosa mas também em conjunto e em voz alta. 

O nosso maior desafio, atualmente,  é tocar os mais jovens e sensibilizá-los para a beleza da leitura, em tempos onde a tecnologia em acelerada mutação constitui o principal polo de atração e o veículo mais utilizado para viajar.

Referências bibliográficas:

Macedo, N.D. & Oliveira, H.  (2005). Diretrizes da ifla / unesco para a biblioteca escolar. Tradução para o português (Brasil) do original Inglês  The IFLA/UNESCO School Library Guidelines.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 6. Ed. São Paulo: Global, 1989.Martins, Guilherme d’Oliveira (coord.) (2017).