Por Magalhães | Dom, 2021-04-04 18:50

[[{"fid":"4111","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-teaser","data-delta":"1"}}]]Literatura: Fonte de enriquecimento e transformação das sociedades

    A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos e da sociedade. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos.

   A meu ver, a literatura faz com que cada indivíduo seja alguém ativo, já que promove o sentido crítico, a reflexão e a interrogação sobre as ocorrências no mundo, combatendo um dos maiores problemas: a ignorância. Com esta forma de arte, é-nos permitido formar opiniões sobre épocas ou outros assuntos sem ter necessariamente que os viver. Tal como as pinturas rupestres e estátuas são uma marca do passado, a literatura tem o mesmo papel e pode ser usada para os mesmos fins.

     Mas como podem meras palavras ser tão importantes ao ponto de mudar sociedades? A resposta é simples. Olhando para o passado ou até mesmo para o presente, vemos que grande parte dos erros cometidos no mundo tiveram um elemento em comum, a ignorância. E a melhor maneira de combater o pior inimigo da humanidade é educando-se, e é aí que entra a literatura.

     Em conclusão, ler é como uma libertação, pois não há nada que nos proteja melhor da tirania, da ignorância e do encarceramento mental, como o conhecimento.

Joana Dias Rodrigues, n.º8, 12.ºE