Por Magalhães | Dom, 2021-04-04 18:53

[[{"fid":"4111","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-teaser","data-delta":"1"}}]]A Literatura

 

    Na minha opinião, a literatura é fundamental para o enriquecimento cultural e simultaneamente importante como agente de transformação social, pois ler é uma forma de conhecer novos pontos de vista, novas ideias, épocas diferentes e figuras históricas, ajudando-nos assim a conhecer melhor o mundo e a facilitar a nossa integração na sociedade.

   A meu ver, alguém que desvalorize a literatura estará também a deixar de lado o seu desenvolvimento e o seu autoconhecimento, já que esta arte não só nos ajuda a descobrir o mundo, mas também a descobrirmo-nos a nós próprios. A partir dela, desvendamos os nossos gostos, observamos o que nos emociona, o que nos deixa felizes ou tristes e até nos ajuda a tomar decisões e a refletir sobre os nossos atos.

   Por outro lado, penso que é um dos melhores agentes de transformação social, já que um livro consegue dar a volta ao mundo e modificar milhares de pessoas totalmente diferentes que passam a compartir ideias, gostos e valores.

   A literatura também nos fornece uma visão crítica e reflexiva do mundo, fomenta valores morais e desenvolve a formação cívica e cultural.

   Em suma, verificamos que poderá ser uma das maiores fontes de enriquecimento cultural e simultaneamente dos maiores agentes de transformação social, conectando-nos com o exterior e integrando-nos na sociedade.   

 Vitória Lourenço, n.º12, 12.ºF1