Por mdeusgoncalves | Ter, 2020-11-10 20:40

O objetivo de um clube de leitura é criar uma forte cultura da leitura e de valorização do livro.

Os ingredientes necessários ao sucesso da sua dinamização, são reuniões semanais num espaço luminoso e silencioso, com música de fundo calma para criar um ambiente agradável, acolhedor e atrativo. Os elementos podem sentar-se à volta de uma grande mesa quase redonda, onde existe um lugar para cada um. Se preferirem,  podem separar-se, instalando-se em mesas individuais ou cadeirões. A leitura pode ser individual e silenciosa ou em grupo(s) e em voz alta.

Os alunos podem sugerir livros/ textos para sessões futuras. Escolhem-se textos de tipos e géneros diversificados. Quando há exemplares para todos, opta-se por um único livro. Neste caso, a leitura pode tornar-se dinâmica, a várias vozes. A discussão pós-leitura é sempre rica na sua diversidade, uma vez que é um momento de troca de opiniões e de comunicaç̧ão oral, com debate construtivo, onde se partilham e articulam ideias. A mesa quase redonda é um símbolo de reunião circular, em que todos se veem e se ouvem. Os alunos sentem-se acarinhados, valorizados e reconhecidos. Interagem e relacionam-se com os seus pares. 

 Os professores, que servem de mediadores, orientando a discussão sobre as leituras realizadas, esforçam-se por promover o desenvolvimento da inteligência emocional, da empatia, da criatividade e do pensamento crítico.

Estamos a viver tempos acelerados, em que os alunos se afastam facilmente da leitura e da magia que a envolve, dando preferência a outros interesses, divergentes e múltiplos. Penso que os professores são determinantes e podem fazer toda a diferença, se ousarem perseverar como pontes que são, com entusiasmo contagiante  pela arte literária, transmitindo o seu amor e admiração pela "beleza da palavra".