Por marfer | Dom, 2021-03-07 17:50

O desenvolvimento digital das escolas deve ancorar na competência digital dos seus recursos humanos. A capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação é desenvolvido em articulação com o Centro de Formação Vale do Minho (CFVM) e terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal do digital nas práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas práticas de aprendizagem e no exercício de cidadania.

A formação a desenvolver junto de todos os professores, no âmbito do Plano de Capacitação Digital de Docentes, seguirá o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu descreve competências digitais específicas, propondo 22 competências elementares, organizadas em 6 áreas. 

[[{"fid":"4074","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"style":"display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Os resultados obtidos no passado o mês de fevereiro com a ferramenta de diagnóstico e autorreflexão Check-In são centrais no processo de identificação da competência digital geral e das competências digitais elementares dos docentes. Este trabalho de diagnóstico da competência digital dos professores permitiu posicioná-los num patamar a partir do qual farão o seu percurso formativo. Neste âmbito, o CFVM está a desenvolver oficinas de formação de Nível 1, nível 2 e nível 3, de maneira que cada professor tenha acesso a um nível de formação adequado.