Por elizabeth teixeira | Dom, 2016-02-28 22:10

Com é habitual todos os anos, o Departamento de Português e Línguas Estrangeiras desenvolvem, junto com os alunos das diferentes escolas do agrupamento, diversas atividades. Este ano não é diferente. Podem pensar que “os professores não têm mais nada que fazer” ou até que “os professores perdem tempo nestas coisas em vez de dar aulas, que é o mais importante e é para isso que os contribuintes pagam os seus impostos”. Na verdade, os professores têm sempre muito que fazer porque também têm vidas pessoais e familiares, e sabemos que “dar aulas” não se deve limitar apenas à sala de aula nem à metodologia tradicional de “despejar matéria ou conhecimentos” aos alunos, mas promover e desenvolver outro tipo de atividades educativas que contribuem para que o aluno goste mais da escola e se identifique com alguns valores formativos estruturantes para serem futuros cidadãos responsáveis, letrados e cultos.

Numa sociedade global e numa educação globalizante, os alunos devem possuir, não só conhecimentos e competências específicos mas também transversais e abrangentes. Saber só sobre a nossa história, língua e cultura é muito importante, mas sabermos conviver em grupo, acatar instruções e ordens, respeitar hierarquias e o que é diferente (seja a nível pessoal ou sociocultural) e possuir uma boa cultura geral, será sempre uma mais-valia para a sua formação.

Deste modo, os professores do nosso agrupamento e em específico do Departamento de Português e Línguas Estrangeira, realizaram no 1º período deste ano letivo algumas atividades, sendo que algumas terão continuidade ao longo deste ano letivo, que é o caso da atividade “Aniversários: pretexto para comunicar” (realizado pelo professor António Meleiro com as suas turmas), a dinamização da Rádio Escolar na Escola Básica Deu-la-Deu Martins (da responsabilidade da professora Rosa Douteiro) e o Jornal Escolar de todo o agrupamento no qual podem participar com artigos alunos, pais, encarregados de educação, funcionários do agrupamento e professores (coordenado pela Professora Nazaré Dias). Outras atividades em que este departamento colaborou e colabora diretamente são algumas dinamizadas pela Biblioteca Escola e Centro de Recursos do Agrupamento: Semana da Leitura, Concursos Literários, Exposições Temáticas, etc.

Fica, então, aqui o registo das atividades dinamizadas pelos professores deste departamento no 1º período e cujo balanço final realizado foi de muito positivo. Um bem-haja a todos que colaboraram e fizeram com que estas atividades fossem possíveis.

(ler mais...)

Anexo Tamanho
noticia-ativdades-1operiodo.pdf (674.71 KB) 674.71 KB