[[{"fid":"923","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"style":"background-color: transparent;","class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]
O PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, promovido pela Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. (ARSN) através do seu Departamento de Saúde Pública (DSP) em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Delegação do Norte (DGEstE), que apoia a implementação da educação sexual nas escolas, de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo o trabalho conjunto entre os profissionais de educação e de saúde escolar.
As principais finalidades deste programa são aumentar os fatores de proteção e diminuir os comportamentos de risco dos alunos da região Norte em relação O PRESSE tem por base a metodologia de projeto e a intervenção interdisciplinar. É um programa ímpar, com marca registada, cujas características de diferenciação são a estruturação, sustentabilidade no tempo e apoio permanente aos profissionais de saúde e educação que o aplicam.
O PRESSE foi recentemente galardoado, em cerimónia decorrida em Singapura, com o Primeiro Prémio de Excelência e Inovação em Educação Sexual.
O PRESSE é um programa implementado em escolas públicas e privadas da região Norte, em parceria com a DGEstE. Inserido nos projetos educativos dos currículos das escolas destina-se a alunos do 1º Ciclo até ao Ensino Secundário.
Os próximos desafios deste programa são grupos com características específicas como as crianças do ensino pré-escolar e os alunos com necessidades especiais.
Medidas de Intervenção
O PRESSE apresenta-se como uma resposta facilitadora de todo o processo através de medidas de intervenção definidas regionalmente e aplicadas a nível local. O modelo de intervenção PRESSE assenta na metodologia de projeto e promove a intervenção interdisciplinar. O PRESSE desenvolve-se segundo um modelo de formação de formadores, tendo como último intuito o trabalho dos professores com os alunos. São implementadas várias medidas, tais como:
- Formação dos profissionais de saúde escolar (médicos e enfermeiros) professores e psicólogos, em sexualidade humana educação sexual e metodologias pedagógicas.
- Disponibilização de recursos pedagógicos e outros materiais que facilitam a aplicação dos conteúdos curriculares em educação sexual previstos para os vários níveis de ensino.
- Promoção de iniciativas de complemento curricular que contribuem para dinamização da educação sexual nas escolas tais como: concursos, exposições, teatro-debate, entre outras.
- Apoio à implementação de Gabinetes de Informação e Apoio (GIA) no âmbito da educação para a saúde e educação sexual.
- Apoio à intervenção com famílias (PRESSE Famílias) dos alunos das escolas PRESSE.
O PRESSE privilegia os professores enquanto dinamizadores das sessões com alunos, com a participação ativa destes, através de metodologias ativas e participativas em educação sexual. As sessões PRESSE são estruturadas de acordo com objetivos e conteúdos previstos para os diferentes níveis de ensino.