Por Rosa Saraiva | Sex, 2020-12-18 11:08

Neste ano letivo o Agrupamento de escolas de Monção está a levar a cabo um Projeto de Voluntariado transversal a todos os ciclos de ensino. Este projecto nasce de um desafio da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva lançado aos Serviços de Psicologia do Agrupamento e conta com a colaboração do projecto HajaSaúde e do Projeto School4All. As medidas universais no âmbito do Decreto-lei 54/2018, nomeadamente,  o enriquecimento curricular e a promoção do comportamento pró-social são um direito de todos os alunos. Procura-se através deste projecto dar resposta a essas medidas e ao mesmo tempo desenvolver áreas curriculares como a Cidadania e pôr em prática as orientações para a recuperação e consolidação de aprendizagens através de Projetos de Mentoria/Tutoria Interpares englobados neste Projeto de Voluntariado.

 As crianças e jovens tem um grande potencial de interiorização de habilidades e competências, entre elas os comportamentos prossociais. Os comportamentos prossociais abordados neste projeto serão comportamentos de ajuda, de partilha, de empatia, de cuidado e atenção e de favorecer um clima positivo na sala de aula e na escola. Estes comportamentos são definidos como comportamentos que favorecem outras pessoas ou grupos sem busca de recompensa externa ou material, com aceitação do recetor e podem gerar reciprocidade positiva nas relações interpessoais e sociais, configurando-se como estratégias para a mobilização de recursos protectores para a saúde mental, para a educação e promoção da saúde e para a aprendizagem escolar de quem desenvolve estes comportamentos e beneficia com eles. Os estudos revelam que estudantes com alta prossocialidade apresentaram também maior motivação para aprender e para conseguir bons resultados académicos e contribui para a prevenção do insucesso e abandono escolar.

Esperamos que com este projeto possamos trazer repercussões positivas na própria criança ou adolescente, mas também nos diversos contextos ambientais em que está inserido, como a família, a escola, a comunidade e a sociedade como um todo, ajudando-os a desenvolver a sua capacidade de liderança, de participação e espírito de serviço à coletividade (consciência social).

Pretendemos aplicar este projecto em todas as escolas do agrupamento, havendo um plano de ação elaborado pelos próprios alunos dentro da turma/sala. Vão participar neste projeto transversal a todos os ciclos de ensino, todos os alunos, quer como parte integrante dos grupos de voluntários, quer como receptores/beneficiários desse voluntariado.

O projeto pretende alcançar três objectivos:

1. Sensibilização cognitiva – aumentar a sensibilidade dos participantes sobre a importância de um estilo de atuação prossocial;

2. Treinamento – conhecer e analisar as propostas, vindas dos próprios alunos com apoio das técnicas, docentes e/ou encarregados de educação, para melhorar as suas relações interpessoais;

3. Aplicação na vida real – aplicar a prossocialidade em diferentes âmbitos sociais de atuação no contexto escolar.

Durante toda a intervenção deverão ser observados e desenvolvidos os comportamentos de prossocialidade dos alunos, a saber:

Facilidade de contacto com conteúdos internos, conexão com os próprios sentimentos, emoções e expectativas.

Autonomia e comportamentos proactivos;

Facilidade para trabalhar em grupo;

Empatia, solidariedade e sensibilidade;

Envolvimento positivo com a tarefa proposta;

Comportamentos de tolerância à diferença e valorização do outro;

Avanços na postura reflexiva com aumento de comportamentos prossociais – comportamentos indicativos de reflexão em relação à forma de pensar e de agir relacionados com a prossocialidade, com manifestação de maior conexão com os próprios sentimentos e emoções e mudanças de postura na relação, denotando mais empatia, cuidado e acolhimento.

Metas:

Com a aplicação deste projeto pretendemos fomentar nos alunos comportamentos prossociais e através da experimentação de um novo papel social dentro do ambiente escolar, aumentar as manifestações comportamentais indicadores de envolvimento positivo com as tarefas propostas, interesse e curiosidade acerca da experimentação destes novos papéis sociais na relação com os seus pares no contexto escolar.

Outro objectivo que pretendemos alcançar é aumentar a prática de uma educação mais participativa e protagonista dos alunos na escola, favorecendo o desenvolvimento positivo dos alunos.

Esperamos alcançar através deste projeto a promoção de comportamentos prossociais nos nossos alunos inseridos numa sociedade que exige novas competências pessoais e sociais, fundadoras de uma cidadania mais ativa, participativa, empática e informada, que devem ser adquiridas desde o início do percurso escolar.