Por josevaz | Ter, 2024-05-28 23:47
Bombeiros

No dia 27 de maio foi promovido um Workshop de Suporte Básico de Vida nas escolas EB de Pias, EB Deu-la-Deu Martins e EB Vale do Mouro, à semelhança do que já tinha acontecido na Escola Secundária por iniciativa da Associação de Estudantes. O workshop, dinamizado por uma equipa conjunta de formadores dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MONÇÃO e da SUBZONE-SEARCH AND RESCUE TEAM, o TAS Francisco Costa e Enf. Ivo Fernandes, teve como participantes uma turma de 4ºano, uma turma de 6º ano e uma turma de 9ºano de escolaridade, para além de professores e assistentes operacionais.

jj    kk    mm    bbb

Os formadores, que adequaram a linguagem e o aprofundamento das questões ao público que encontraram em cada escola, transmitiram informação acerca da Cadeia de Sobrevivência: Ligar 112; Reanimar; Desfibrilhar; Estabilizar, realçando que apenas 50% dos elos desta cadeia dependem de intervenção especializada. Os dois primeiros elos, Ligar 112 e Reanimar, fundamentais para aumentar a probabilidade de sucesso no socorro, competem a quem se depara com uma situação em que a vítima se encontra em paragem cardiorrespiratória.

Numa primeira parte mais teórica, fizeram referência ao Algoritmo de Suporte Básico de Vida (SBV): Condições de segurança; Estado de consciência; Permeabilizar a via aérea; Ver, Ouvir e Sentir; Ligar 112; 30 Compressões; 2 Insuflações e explicaram os procedimentos a adotar em cada uma destas fases.

Nesse sentido, realçaram a necessidade de garantir as condições de segurança a quem vai prestar o socorro, expuseram o modo como se verifica o estado de consciência da vítima e mencionaram as informações que devem ser prestadas quando ligamos para o CODU (112), que são as seguintes: identificação de quem efetua a chamada; localização exata da ocorrência; descrição sumária da situação/acontecimento; caraterização da vítima e do estado em que se encontra.

t   ee   3   vv

Numa segunda parte mais prática, depois de fornecerem as instruções necessárias sobre a correta execução de manobras de suporte básico de vida a vítimas em paragem cardiorrespiratória e sobre a prestação do socorro adequado em casos de obstrução da via aérea ligeira e grave, os participantes puderam aplicar as aprendizagens e competências básicas adquiridas.

As sessões decorreram de forma muito dinâmica e interativa, com grande envolvimento dos participantes, proporcionando momentos de trabalho colaborativo, esclarecedores e construtivos para todo o grupo, dotando de alguma capacitação todos os que tiveram o privilégio de participar.

A satisfação pela forma como decorreram as sessões e o feedback recebido de todos os participantes foi de tal forma agradável que os coordenadores dos estabelecimentos de ensino envolvidos manifestaram vontade de que o workshop seja repetido no próximo ano letivo, envolvendo outras turmas.

Efetivamente, há a intenção de repetir a atividade no próximo ano, dando prioridade às escolas que não foram contempladas neste momento, sem descartar a hipótese de alargamento a outras turmas destas escolas.

Paralelamente ao desenvolvimento de algumas competências essenciais no âmbito do suporte básico de vida, esta ação também visou permitir às crianças e jovens que contactassem com a atividade dos bombeiros e, quiçá, despertar nelas o interesse por esta nobre missão.

O promotor da atividade e as coordenações de estabelecimento agradecem aos Bombeiros Voluntários de Monção e à SUBZONE-Search And Rescue Team pela disponibilidade e pela forma como dinamizaram estas sessões no AEM.

.NOTA: Em anexo poderão apreciar mais alguns momentos da dinâmica das sessões. 

Prof. José Vaz

Anexo Tamanho
Fotos_Workshop_SBV.pdf (3.07 MB) 3.07 MB