[[{"fid":"3359","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false},"link_text":null,"type":"media","field_deltas":{"1":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":false,"field_file_image_title_text[und][0][value]":false}},"attributes":{"class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]
A Escola Básica José Pinheiro Gonçalves foi descobrir os segredos e participar no Eco Evento programado para o final de janeiro, “O Campo em Festa”.
Na manhã do dia nove, a turma V4C calçou galochas, vestiu casacos e partiu bem cedo rumo à freguesia de Anhões e Luzio. Ao longo de um caminho de cerca de quinze quilómetros, todos ficaram encantados com as paisagens “que quase tocavam o céu”, o rio Gadanha e as vacas barrosãs que descansavam ao longo da estrada. Entre o ladrar dos cães e os habitantes envelhecidos que aguardavam à janela pela nossa passagem e com quem trocamos um alegre “Bom dia!”, a receção foi calorosa.
Na aldeia, o percurso pedestre foi iniciado pela horta. Houve tempo para disfrutar da paisagem e do ar puro. Foram apanhadas umas folhinhas de couve-galega e lavaram-se as mãos no lavadouro da freguesia. Apesar das condições climáticas do início de janeiro serem rigorosas na nossa região, a turma pode aproveitar bem o tempo e descobrir alguns animais criados de forma tradicional: as galinhas, os coelhos, as vacas, os patos e as ovelhas. Ainda visitamos espaços dedicados à conservação e preparação dos presuntos e vimos um canastro,…
A visita acabou em plena Serra de Anta, num local arqueológico, no meio do nevoeiro, onde, como pequenos exploradores, fomos encontrar os vestígios de duas mamoas.
Foram momentos divertidos e enriquecedores para todos, permitindo trocas de saberes, o convívio entre gerações e o contacto com a Natureza.
EBJPG- V4C