Informação à comunidade educativa
Como já é do conhecimento público, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril.
A Organização Mundial de Saúde tem pedido rigor a lidar com a pandemia do COVID-19. A melhor forma de fazermos a nossa parte é cumprir o que nos é pedido. Mesmo que em algum momento isso nos pareça excessivo. E nos próximos dias isso vai acontecer!
Nos novos dias que se avizinham, conscientes da nossa incapacidade de prever como as coisas vão evoluir, a necessidade de proteger a comunidade e, em especial, os mais frágeis e vulneráveis ao contágio e às suas consequências, exige-nos comprometimento. Exige-nos uma grande responsabilidade individual. Porque até é provável que a nossa vida venha a ser mais afetada do que aquilo que imaginávamos ou gostaríamos.
Daí a razão para se apelar a toda a comunidade educativa para que mantenha a serenidade e a confiança nas decisões tomadas pelas autoridades de saúde. Porque este é um caso de saúde pública.
Recomenda-se a todos aqueles que apresentem sintomas gripais (tosse, febre e dores no corpo) e que tiveram contacto com doentes confirmados de COVID-19 que fiquem em casa. É fundamental, nestas situações, o cumprimento das normas de segurança, higiene e das recomendações da Direção Geral de Saúde.
É fundamental que todos saibam o significado do isolamento que nos é pedido. Os dias de suspensão da normalidade que aí vêm não são dias de lazer!
Solicita-se às famílias que durante este período, no caso de surgir alguma situação de suspeição ou contágio, contacte o Agrupamento via mail ([email protected]) ou telefone (251640840), dando conta da referida situação, para que seja possível à DGS, manter a identificação de cadeias de contágio.
Os alunos ou famílias não necessitam deslocar-se à escola para as inscrições nas provas ou exames, estando a ser definido um procedimento para a realização das mesmas, a divulgar brevemente.