No dia 28 de abril, os alunos do 10º ano, inscritos na disciplina de Biologia e Geologia, tiveram ocasião de visitar a Escola de Ciências da Universidade do Minho e participar em algumas atividades promovidas pela mesma. Esta visita faz parte do plano de atividades deste ano do CCVnESM (Clube Ciência Viva na Escola Secundária de Monção).
Assim, durante a manhã, um grupo participou na atividade “Códigos de barras de ADN: à procura de espécies invasoras no mar” e, qual detetive, fez a identificação de espécies marinhas invasoras, com recurso à base de dados BOLD: (http://v4.boldsystems.org/index.php) que permite fazer esse reconhecimento a partir de sequências de ADN. Um outro grupo participou no “Scientia@Laboratórios” e teve oportunidade de conhecer algumas das pesquisas realizadas por alunos de mestrado da Universidade do Minho e experimentar o trabalho num laboratório universitário. O grupo observou diversas colónias de bactérias em meios de cultura e outros microrganismos, tais como leveduras. Pode ainda, observar parte de um procedimento associado à técnica de PCR (ou Reação em Cadeia da Polimerase) que é uma tecnologia que consiste na amplificação de uma região específica de DNA, o que torna possível produzir uma quantidade enorme de cópias de pequenas porções do DNA que se deseja estudar. Este procedimento permite a identificação de estirpes de leveduras presentes no mosto de uvas, um trabalho de pesquisa que possibilitará dar resposta a um problema criado pelas alterações climáticas na qualidade dos vinhos.
Durante a tarde foi tempo de assistir à palestra intitulada “Vamos falar de Geologia e saúde ambiental?” conduzida pela Professora Amélia Paula Reis que deu a conhecer os impactos que a Geologia pode ter sobre a saúde humana. Os alunos tiveram oportunidade de perceber outras aplicações da Geologia, enquanto ciência e constatar a sua importância na área da saúde comunitária.
Para estes alunos do secundário, membros do CCVnESM, este dia foi diferente e motivador, permitindo conhecer como é o quotidiano dos estudantes universitários.
As docentes,